sexta-feira, 16 de março de 2012

Para conhecer um pouco mais do Rotaract


Você sabe como é formado um clube de Rotaract? Sabe que ele tem uma pessoa que é o Presidente, outra que é a Secretária, demais cargos, e que ainda é dividido em comissões? Éééé.

São essas comissões que nos faz planejar atividades de desenvolvimento profissional, treinamento de líderes, projetos comunitários e internacionais, eventos de captação e atividades sociais.

As comissões e cargos diretivos são vitais para a formação e desenvolvimento do clube de Rotaract, e são eles:

- Serviços Internos: Formula estratégias para atrair novos sócios e evitar baixas; planeja atividades de companheirismo para sócios, entre outras atividades;

- Serviços à Comunidade: Estuda sugestões e planeja projetos de prestação de serviços; tem um foco exclusivo à comunidade, tanto para projetos sociais quanto de desenvolvimento de comunidades, bairros; entre outras atividades;

- Serviços Internacionais: Promove atividades de compreensão internacional entre sócios e comunidade, estuda sugestões e planeja projetos internacionais de prestação de serviços, entre outras atividades;

- Finanças: Planeja a captação de recursos para custear despesas administrativas e atividades de prestação de serviços, entre outras atividades;

- Serviços Profissionais: Estuda sugestões, formula planos e procura por oportunidades para o desenvolvimento profissional do sócio, assume a liderança na realização de projetos e programas nessa área, entre outras atividades;

- Meio Ambiente: Tem a avenida focada ao meio ambiente, responsável por elaboração e organização de projetos destinados a conscientização e recuperação do meio ambiente, entre outras atividades;

- Relações Públicas: Divulgação das atividades, projetos, campanhas e ações do clube do Rotaract perante a sociedade, distrito e demais clubes e distritos do Brasil, entre outras atividades;

- Protocolo: Responsável por providenciar a recepção dos convidados e visitantes, pela mesa diretiva, assuntos de última hora inseridos na pauta, entre outras atividades;

- Tesoureiro: Trabalhar com o conselho diretor no preparo de orçamentos, pagar contas do clube e reembolsar sócios, recebimento de mensalidades, entre outras atividades;

- Secretário: responsável por toda documentação do clube, pela cadastro e atualização da Omir Brasil, redigir atas de reuniões ordinárias/extraordinárias e do conselho, entre outras atividades;

- Presidente: Identificar habilidades e interesses dos sócios e incentivá-los a participar em projetos do clube, monitorar as operações do clube, delegar responsabilidades e programar as reuniões, entre outras atividades.

E depois disso, você ainda vai ficar aí parado? Vamos, entre nesse grande programa, vamos todos juntos fazer nossa parte na mudança do mundo!

Procure o Rotaract Club de sua cidade.

Fonte: Manual do Rotaract;
Elaborado por Rotaract Club Cascavel Primavera

Nenhum comentário:

Postar um comentário