sexta-feira, 17 de junho de 2011

Novas Gerações e o fortalecimento do Rotary

Artigo da Revista Brasil Rotário:
Novas Gerações e o fortalecimento do Rotary


As Novas Gerações são fundamentais para o fortalecimento e o desenvolvimento do Rotary. Para que isso aconteça, nossos rotakidianos, interactianos e rotaractianos precisam sentir que fazem parte da família rotária – e nós, rotarianos, precisamos nos aproximar dessas novas gerações para que haja o fortalecimento da família rotária.

Para os Rotakids e Interact Clubs, é obrigatória a presença de rotarianos em suas reuniões. Para os Rotaract Clubs, isso já não é mais necessário. Será que a simples presença nas reuniões fará com que eles se sintam integrados à família rotária?

E os rotaractianos, que muitas vezes estão sozinhos, sem receber o menor apoio do clube padrinho? Será que eles escolherão o Rotary quando atingirem a idade limite?


Rotaract
Ouvimos muitas reclamações de que poucos rotaractianos ingressam no Rotary, e de que a maioria afasta-se da família rotária e não mais retorna. Mas quais seriam os motivos? Podemos apontar diversos deles:

Isolamento: é preciso que os rotarianos se façam presentes nas reuniões ordinárias dos Rotaract Clubs; que as recuperações sejam priorizadas nos Rotaract Clubs; que os rotarianos estejam presentes para dar o apoio que eles necessitam e orientando-os a obter sucesso em seus projetos e ações.

Sentir-se integrante da família rotária: eles fazem parte, pelo menos oficialmente, da nossa família. No entanto, eles precisam “sentir-se integrantes”, pois muitas vezes esquecemos de convidá-los para participar dos projetos do nosso Rotary Club, das nossas reuniões comemorativas, dos passeios. Eles são como um filho abandonado.

Custos: algumas vezes, nossos custos são inacessíveis aos jovens rotaractianos.

Atratividade: os Rotary Clubs são atrativos aos jovens? Eles têm reuniões dinâmicas, interessantes, planejamento estratégico e projetos consistentes na comunidade? Os jovens querem participar do Rotary, mas precisamos estar preparados para recebê-los e integrá-los às atividades do clube, porque eles querem participar de clubes dinâmicos.

Agenda: o dia e o horário da reunião de nossos clubes permitem que os jovens participem? Será que não é o caso de criar um novo Rotary Club capaz de atender à demanda dos jovens, com dia e horário de reunião compatíveis com as necessidades dos jovens?

É preciso rever esse distanciamento. Nossos jovens estão ávidos para compartilhar seus projetos e aspirações conosco! O movimento rotário só tem a crescer com o fortalecimento da família rotária – e precisamos nos conscientizar disso. No pioneiro treinamento dos Representantes Distritais do Rotaract realizado no Instituto Rotary de Santos, no ano passado, solicitou-se os rotarianos orientem os rotaractianos para que eles tomem a iniciativa de ir em busca do apoio dos rotarianos – e, com isso, possamos reverter a atual situação. Se nós não vamos a eles, que eles venham aos nossos clubes!

Interact
Também ocorre o mesmo distanciamento na escala de acesso dos rotakidianos para os Interact Clubs e dos interactianos para os Rotaract Clubs. E pelo mesmo motivo: distanciamento. É preciso estimular o trabalho conjunto entre eles.
No entanto, há exemplos de sucesso que precisam ser copiados para o fortalecimento do Rotary. No distrito 4670, em Porto Alegre, há uma perfeita sintonia entre os jovens interactianos e os rotaractianos. O acesso entre os clubes ocorre naturalmente e é esperado ansiosamente.

Qual o segredo? Os rotaractianos participam efetivamente dos projetos e das reuniões dos interactianos, e vice-versa. Um apoia o outro praticando, assim, aquilo que Rotary estimula: o envolvimento da família rotária.

Para que tenhamos clubes e distritos Maiores, Melhores e Mais Audazes, é necessário integrar a família rotária. O envolvimento contínuo com os jovens rotakidianos, interactianos e rotaractianos ajudará a fortalecê-los e aprofundar seus vínculos com o Rotary. Com eles fortes, nossos clubes também se fortalecerão!


* O autor é Alceu Eberhardt. Ex-governador do distrito 4650 e associado ao Rotary Club de Rio do Sul, SC, ele é o atual coordenador do Rotary para as Zonas 22 A e 23 A.



Ilustração: stock.xchng


Nenhum comentário:

Postar um comentário